domingo, 1 de maio de 2016

Receitinha: queijo de aveia

Muitas pessoas pediram pela receita....
Aí vai ela: Queijo de aveia


Ingredientes:

Resíduo de 1 receita de leite de aveia
250 ml de leite de aveia
2 colher de (sopa) de azeite extra virgem
1/2 cebola
Sal rosa a gosto
250 ml de água
5 g de ágar-ágar
Suco de 1/2 limão


Preparo:

Primeiramente você precisa fazer o leite de aveia. Você encontra a receita aqui: http://atelievipe.blogspot.com.br/2015/04/receitinha-leite-de-aveia.html.
Assim que o fizer reserve o resíduo e 250 ml do leite.
Leve uma panela com o azeite e a cebola picada ao fogo médio e refoge a cebola até dar um leve dourada, acrescente o resíduo, mexa até que seque completamente e comece a desgrudar do fundo.
Coloque este preparo na geladeira por 10 minutos.
Retire da geladeira e coloque o preparo no liquidificador junto com o suco do limão e o leite de aveia, bata por 1 minuto, reserve no copo do liquidificador mesmo.
Leve uma panela ao fogo médio com a água e o ágar-ágar, assim que abrir fervura conte 3 minutos e desligue, mexa de vez em quando. Leve este preparo ao liquidificador junto com o preparo de aveia.
Bata por alguns segundos.
Não demore muito pois o ágar-ágar endurece facilmente (em segundos).
Assim que tiver pronto coloque o queijo num recipiente de plástico redondo untado com azeite.
Leve pra gelar até endurecer completamente.
Assim que endurecer é só desenformar e servir.

Dica: experimente no momento em que estiver dourando a cebola acrescentar algumas ervas frescas bem picadinhas para aromatizar seu queijo.

A receita deste queijo foi elaborada por nós. Pode ser veiculada, trocada e postada em qualquer site, porém coloque os créditos a nós, por gentileza.




3 comentários:

  1. Ele derrete? para colocar em um sanduíche, por exemplo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Marcelo, ele derrete. Porém é preciso ter cuidado ao fazer este processo para não perde-lo por completo. Digo isso porque o queijo tem como base gelatina de algas e este ingredientes é muito sensível ao fogo.
      Abraço

      Excluir
  2. Segui a risca essa receita e meu queijo ficou líquido mesmo apps 8h de geladeira... coloquei mais 5g de agar agar e continuou líquido... aí fervi até ficar cremoso e virou requeijão, mas não endureceu de jeito nenhum

    ResponderExcluir